A Curimba

Um dos departamentos mais importantes de um terreiro de Umbanda.


A Curimba é um dos mais importantes departamentos de um templo umbandista, é através de seus integrantes e instrumentos sagrados que a energia de um rito de Umbanda acontece e se movimenta.

Os instrumentos mais conhecidos são os atabaques e seu tocador é chamado de Ogã, cada cantiga (ponto cantado) tem uma finalidade e é entoada com acompanhamento do som do couro e dos demais instrumentos auxiliares dos músicos.

É com o som da curimba que se abre, se pratica e se encerra um rito Umbandista.

Além de seus fundamentos rituais, a curimba é a música da religião e o seu lado cultural mais disseminado em todo país. Foi o som das curimbas dos antigos terreiros que influenciaram nossa música popular brasileira, principalmente o samba.

O Núcleo de Curimba Alawô Orin é a curimba do Barracão de Pai José de Aruanda.

O Centro de Umbanda O BARRACÃO DE PAI JOSÉ DE ARUANDA foi fundado em 2004 pelo sacerdote Alexandre Falasco e realiza seus trabalhos na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. O Barracão é fruto das escolas tradicionais de Umbanda, mais enraizadas e que valorizam os toques e cantigas sagradas tão característicos de nossa religiosidade. No Barracão se realizam as Giras de Umbanda, onde espíritos de nossos ancestrais vem em terra para nos ajudar, aconselhar e proteger.